# A Roda Dentada, símbolo da CUF

# Madalena Romão Mira

O título de registo da marca CUF com a roda dentada foi pedido em 1914, à Repartição da Propriedade Industrial. Numa mescla de genialidade com simplicidade, estava criado um símbolo de futuro.

Esta peça documental simples é de extraordinária importância numa alargada projeção visual corporativa da CUF. A imagem que integra o pedido de registo de “marca industrial destinada a óleos comestíveis, niveína e azeites”, como vem expresso no documento, depressa extravasa esse âmbito e se universaliza no contexto da Companhia União Fabril. Alia-se assim a roda, a maior invenção de sempre (?), com o perfil dentado que se associa à transferência de força, como chancela de uma empresa, antecipando visualmente um cariz de progresso, mas também de união que, de resto, a companhia transporta no nome. E como se não fosse suficiente, é no centro da ação visual que surgem as letras CUF, distribuídas entre os raios, mas como se lhe pertencessem, sem que pareçam desajustadas ou excessivas. A empresa adota uma marca que traduz o seu nome e transporta toda a dinâmica industrial da época. Não serão precisas palavras ou frases explicativas para a acompanharem, tornando-se um símbolo de qualidade, confiança, desenvolvimento e êxito. É nesta moldura que a engrenagem é percecionada, mantendo-se num padrão de continuidade de competência, de segurança e fiabilidade, mas também de ligação aos utilizadores ou não fosse o mecanismo passível de juntar mais e mais rodas, num encadeamento sequente e próspero. Chega da mesma forma ao agricultor, à doméstica dona de casa, ao comerciante a retalho, ao industrial que adquire produtos químicos, criando uma inesperada união entre pessoas que aparentemente nada têm em comum. Todavia, todos confiam na CUF, cuja roda dentada se assume como numa assinatura institucional que é veiculada numa publicidade cuidada e atenta. A marca vai ser impressa nos mais diversos materiais, a começar pelo papel, seja de estacionário, papel reforçado das sacas de enxofre, cartão de caixas variadas, etiquetas colocadas num sem fim de produtos ou publicidade. É igualmente impressa em serapilheira das sacas de adubo, nos tecidos do embalamento de outros produtos ou de bandeiras, no vidro das garrafas de azeite, passando por embalagens industriais de metal ou plástico. O símbolo será mais tarde recriado e imortalizado em pedra, em metal, em troféus ou medalhas, ou adaptado, como no caso da UNIFA, a União Fabril Farmacêutica, entre outras. Continuam no anonimato os que conceberam e desenharam este emblema que tanto contribuiu para a robustez da CUF.

A Roda Dentada, símbolo da CUF